Alguma vez você já pensou em visitar Rio Branco, Acre? Pois saiba que, caso isso já tenha passado pela sua cabeça alguma vez, chegou a hora de, de uma vez por todas, descobrir o quanto esta viagem pode ser incrível. Isso porque, a cidade, que é capital do estado do Acre, possui diversas opções quando o assunto são atrações turísticas e dicas gastronômicas. E isso faz com que ela seja uma excelente opção para quem deseja viajar e explorar novos lugares.
Um dos pontos mais relevantes, segundo os turistas, é que o município conta com a sua parte histórica e cultural muito abrangente. Assim, para quem gosta da ideia de ter acesso a muito conhecimento geral em meio ao seu turismo, com certeza encontrará em Rio Branco encontrará. Sem contar na culinária do local, que também é bem abrangente e costuma agradar a todos os públicos.
O motivo de Rio Branco ser um município tão procurado por turistas? São inúmeros. Além de ser capital do estado do Acre, Rio branco é ainda, a sexta cidade mais populosa do Norte. São hoje mais de quatrocentos mil habitantes. E este é um dos detalhes que chama bastante a atenção pelo fato da cidade ter iniciado com apenas duas vilas, em uma região de pescadores e hoje ter se expandido tanto.
Os antepassados do local também se envolveram em muitas batalhas. Inclusive, em centros culturais de Rio Branco. Os motivos? Conflitos com agricultores e com a Bolívia.
Mais detalhes sobre Rio Branco
Há ainda mais algumas coisas que precisam ser ditas quando o assunto é Rio Branco. Uma delas envolve o fato de a temperatura da cidade e do Norte de modo geral, ser muito quente. No caso da capital do Acre, chega a ser abafado. Isso por conta dos índices altos de umidade do ar durante o ano. Este quesito muitas vezes faz com que as pessoas estranhem o clima do local. Isso vale inclusive para quem vem de cidades bem quentes, mas, quando chega em Rio Branco, estranha pela questão de ser muito abafado.
Quanto às épocas chuvosas, elas variam entre novembro e março. As friagens, quando ocorrem, sempre com pouca frequência, se fazem presentes entre abril e outubro. Para quem tem curiosidade sobre os horários em relação ao de Brasília, a diferença do Acre é de duas horas.
O potencial turístico de Rio Branco vem crescendo muito desde o momento de sua urbanização. A mesma permitiu que o visual da cidade mudasse drasticamente e assim, o turismo pudesse ser explorado. Sem contar que, no município existem áreas de conservação que permitem o contato com a natureza. Fazendo assim com que, a experiência da visita ao local seja ainda mais interessante. Agora, caso a sua curiosidade seja sobre o que fazer em Rio Branco quando visitar a cidade, chegou a hora!
Lugares imperdíveis em Rio Branco
Um dos lugares de destaque do município é o Palácio. Ele, inclusive, hoje é também um museu. O mesmo representa muito para a localidade, por contar um pouco da história do estado, de sua economia e cultura. É como se fosse uma possibilidade de conhecer e compreender melhor tudo o que é relacionado às origens acreanas.
Outro lugar bem conhecido e que vale visitar é o Novo Mercado Velho. Ele foi construído à beira do rio e hoje, diversos comércios da região estão instalados nele. É possível ter acesso a comidas típicas e se aprofundar na história do artesanato e da religião da cidade através de uma visita ao espaço.
Para quem é fã de meio ambiente e suas especificidades, a indicação é uma visita ao Parque Ambiental Chico Mendes. No lugar há diversas opções que levam à ideia da preservação ambiental, como um zoológico, por exemplo. Inclusive os moradores de Rio Branco gostam da ideia de explorar o loca. Então, imagina se os turistas não amariam.
E, para os amantes da Literatura, um exemplo de lugar para visitar é a Biblioteca Pública Estadual do Acre. Desde que foi inaugurada em 1979, ela explora todos os públicos. Passou por uma reforma em 2008, mas, manteve sua missão: influenciar leitores. Além de muitos livros presentes no local, outras atividades didáticas e culturais também se fazem presentes ali. Equipamentos digitais para sessões de cinema para crianças, são um exemplo.
Sem esquecer do Parque da Maternidade, que, em sua extensão de seis quilômetros, faz com que, quem o visite, atravesse boa parte da cidade. O espaço conta com bancos, restaurantes e diversos quiosques. Há ainda pistas de skate e quadras específicas.
Achou pouco? As opções não param por aí!
Além dos lugares já citados, há outros que precisam estar na sua lista do que fazer quando for a Rio Branco. O Museu de Borracha, a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, a Passarela Joaquim Macedo e a Casa dos Povos da Floresta, são espaços que merecem cada segundo da sua visita.
Mas, existe um detalhe que não pode ficar fora da sua lista: você precisa explorar os passeios de barco pelo Rio Acre. Há variadas embarcações disponíveis, desde as mais simples, até algumas que chegam a comportar quase cinquenta pessoas e até proporcionarem refeições durante o passeio. Além de ser um passeio extremamente confortável, poderá aproveitar a paisagem através de ângulos bem privilegiados. Sem contar que, em meio ao passeio, algumas paradas são feitas para que as pessoas aproveitem para visitar restaurantes e pontos turísticos.
Por último, e não menos importante: A trilha do Lago do Amapá, em Rio Branco, também é uma excelente opção para quem quer explorar. Voar de balão por cima da Floresta Amazônica. Como você já pode imaginar, o passeio é de tirar o fôlego. Os voos tem uma duração aproximada de uma hora, chegando a, pasme, até trezentos metros de altura.
Qual é a melhor época para planejar a visita?
Rio Branco na metade do ano, mais especificamente entre junho e agosto, se destaca no sentido turistas. Isso porque, é um período sem chuvas e as temperaturas são mais amenas, menos abafadas. Entre dezembro e fevereiro chove bastante, por isso, não há tantas indicações neste período.
Alguma dúvida de que você vai amar o lugar? Pois, não tenha! Mas, lembre-se: além de todos os lugares citados, Rio Branco tem muita culinária para explorar. Não deixe de conhecer os temperos e sabores do Norte. Se possível, escolha ficar no centro do município. Isso te ajudará a ficar mais próximo do turismo da região.
Por fim, Gostou da leitura? Que tal ler agora sobre os dez países mais visitados do mundo?