Já imaginou aproveitar ao máximo uma cidade cheia de parques incríveis e ruas largas, com muita mobilidade? Mais do que isso, com uma gastronomia impecável, típica da região, com sabor único? Então, conhecendo Goiânia, isso se torna possível. Outro ponto bem interessante é que, o clima da cidade é bem quente e ela, além de moderna, é extremamente planejada. Tanto que, no ranking de cidades mais arborizadas do Brasil, ela é a primeira. Por isso, quem procura um lugar para fugir do caos e se surpreender, é uma ótima opção.
E por falar em opções, quando o assunto é Goiânia, elas não param.
Porque, entre elas, os passeios pelos parques e as principais feiras que existem ao ar livre na cidade. Há ainda museus e diversas opções para quem adora fazer compras ou não abre mão de um happy hour.
Quanto aos parques, um dos mais conhecidos é o Sulivan Silvestre. Quem mora em Goiânia costuma o chamar também de Parque Vaca Brava. Para se ter uma ideia, este parque conta com lago, chafariz, pista de corridas e caminhadas e até lojas e restaurantes. E o famoso Goiânia Shopping também fica no local.
E sobre o Jardim Botânico de Goiânia, já ouviu falar? Não deixe de visitá-lo, caso vá à cidade. Ele conta com 100 hectares e belezas naturais é o que não falta nesta opção.
Outro local bem interessante é o Parque Flamboyant. Para quem adora uma caminhada, principalmente. No local é possível andar de bicicleta ou ainda, aproveitar apenas para curtir a paisagem. Para as crianças, há um parque específico com atrações bem interessantes.
Mais opções em parques e praças
O Parque Lago das Rosas é mais um lugar bem interessante a ser visitado em Goiânia. Nele, é possível fazer um piquenique e ainda, diversas outras atividades que envolvem o aproveitar o ar livre. Inclusive, o zoológico da cidade fica neste mesmo espaço. Mais uma curiosidade sobre o espaço é que ele é o parque mais antigo de Goiânia.
Na Praça do Sol também há um lugar que agrada muita gente. Um painel em que está escrito Eu ❤ Goiânia e em que é possível fazer aquela foto incrível como turista. Ainda, no local é possível também andar de bicicleta, de skate e de patins.
Feiras e mais espaços em Goiânia
Em Goiânia, há opções em feira. Uma delas, é a da Lua. Pois é considerada a segunda maior da cidade. Pois ela acontece sempre aos sábados, entre 16h e 22h, na Praça Tamandaré.
Outra dela é a Hippie. Neste caso, são mais de seis mil expositores que envolvem vestuário e uma gastronomia para que as pessoas que visitam o espaço possam se entreter por diversas horas. Vale ressaltar que o funcionamento do local também ocorre nos finais de semana.
Outro lugar incrível em Goiânia é o Museu de Arte Contemporânea, mais conhecido como MAC. Para se ter uma ideia da sua imensidão e representatividade para a cidade, ele surgiu através de um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Assim, hoje, quinhentas obras são abrigadas no espaço, que também conta com uma rica programação cultural.
Por falar em museu, há ainda o Museu de Arte de Goiânia, com mais de setecentas obras a serem visitadas e o Museu ao Ar Livre da Vida Selvagem Ilha Buiuna, em que, a céu aberto, é possível tanto conhecer, como aproveitar, a natureza da região.
Outra atração que não poderia ficar de fora de forma alguma é o Monumento às Três Raças, que, é considerado inclusive, o símbolo de Goiânia. Para quem deseja conhece-lo, basta se dirigir à praça central. Mas, os Painéis da Via Sacra também não poderiam deixar de ser citados. Assim, em quatorze painéis, há toda representação dos principais momentos da Paixão de Cristo.
E quanto à gastronomia em Goiânia, mais especificadamente?
Como já foi citado, opções gastronômicas não faltam na cidade. E a comida típica é sempre uma boa pedida. Ela conta com influências de origem indígena, mas também, mineira e paulista. Alguns dos pratos principais incluem pamonha, biscoito de queijo, peixe assado na telha, carne de sol com legumes, frango com pequi e empadão goiano.
Para quem estava sonhando com algumas indicações de restaurantes, chegou o momento de conhecê-las. Se você busca um restaurante mais sofisticado, não deixe de conhecer o Kabanas Flamboyant. Ele conta com diversos pratos no capricho, como massas, peixes, carnes e frutos do mar.
Já quem quer encontrar aconchego e modernidade no mesmo lugar, a sugestão é o restaurante Caseratto. Já que, o cardápio conta com muitas opções de comidas locais e bebidas especiais não faltam. Enquanto o Piquiras é uma mistura do que as comidas locais proporcionam, com sofisticação junto. Aos amantes de vinho, é a opção certa.
Mas, caso você não abra mão daquele churrasco, há a Churrascaria do Walmor, que é referência em Goiânia, além da Favo de Mel, que além de rodízio de churrasco, conta com buffet livre.
Caso a sua intenção seja curtir um happy hour em Goiânia, não deixe de conhecer Alabam Chopperia. É uma opção de boteco com comida brasileira e ainda, música ao vivo. A Aquarius Chopperia também é uma boa pedida, assim como, Glória Bar. Sem contar que, para os amantes de sertanejo, a Santafé Hall é uma opção de balada que precisa ser colocada na sua lista.
Assim…
Viu? Pois Goiânia te espera com diversas opções em todos os sentidos. Por isso, ela deve estar entre as suas opções de viagem. Porque, com certeza, não se arrependerá de visitar o município.
Assim, muita gente visita, inclusive, pelo fato de tantos famosos morarem lá. Pois, no intuito de se descobrir o motivo da cidade ganhar tantos corações. E, sem dúvida, ficando uns dias por lá, se descobre fácil, o motivo de tanto encanto. Visite. Curta ao máximo o local. Porque, vale muito à pena.
Mais uma sugestão de leitura envolve: Alagoas, o que fazer em Maceió?