Teresina: aproveite o Piauí!

0 votes

Escolher Teresina como opção de viagem com certeza será uma boa escolha. Isso porque, opções do que fazer na cidade não faltam. Há muitos parques, as ruas são bem arborizadas, além de não faltarem praias de água doce e o espaço ser carregado por história.

Fonte: UESPI/Reprodução

Um dos diferenciais do local é que, enquanto alguns são melhores e mais atrativos em algumas épocas do ano, lá não. Independente de quando for, vai amar e vibrar com tamanha beleza.

Tanto que, a capital do Piauí é conhecida como Cidade Verde. devido aos motivos já citados, e mais os lindos lagos presentes ali. Teresina fica entre os Rios Poti e Parnaíba. E, tenha em sua mente que, para chegar no local, não haverá problemas, uma vez que, há voos de praticamente todos os lugares para lá.

Agora, anota aí uma dica: como a cidade é linda demais, e conta com muitas opções em turismo, contar com um mapa pode te ajudar bastante no quesito saber o que fazer e otimizar o seu tempo pela cidade.

Quanto aos custos, uma boa dica é optar por viajar dias de semana, caso isso seja possível. Os custos da viagem são bem menores do que se for nos sábados ou domingos.

E sobre os pontos turísticos? Quais são eles?

O Complexo Turístico da Ponte Estaiada é um dos locais mais famosos de Teresina. Tanto que, inclusive é um cartão postal do local. Ele existe desde 2010 e é possível fazer muitas coisas lá, como trilhas, passear, andar de bicicleta e curtir muito o local. As barracas espalhadas pelo local também comercializam vários tipos de artesanato.

Já através do Mirante da Ponte Estaiada, é possível observar diversos pontos turísticos da cidade, tendo uma visão panorâmica sensacional.

Para quem valoriza muito a cultura local dos lugares, uma boa é explorar a Central de Artesanato Mestre Dezinho. A mesma mostra toda a tradição do povo não só de Teresina, mas do Nordeste todo. Além dos artesanatos presentes lá, muitos eventos culturais acontecem no local.

Por falar em cultura, o Espaço Cultural Esperança Garcia é mais um exemplo dela. Também é cenário de eventos e muitas exposições, com variedades em culinária e música, por exemplo.

Já para quem é louco por parques, precisa conhecer o Jardim Botânico, o Parque da Cidade, Parque Matias Matos, Parque Encontro dos Rios, Lagoas do Norte e ainda, O Macaúba.

No quesito museus e uma parte mais cultural, anote que precisa conhecer a Casa da Cultura, o Palácio de Karnak, Teatro 4 de Setembro e a Igreja São Benedito.

Agora mais uma dica. Em Teresina existe o Troca Troca. Porque é um espaço em que, há troca de diversas mercadorias. Estas vão desde calçados e roupas, até discos de vinil e eletrodomésticos, por exemplo. Sim, talvez você pense que não levou nada para trocar. Mas, visitar o espaço e ver este processo, já é incrível.

E a noite de Teresina, como é?

Fonte: Pinterest/Reprodução

Sim, a vida noturna da cidade também é de grande destaque. Isso porque, não faltam opções em bares, restaurantes e pubs. Inclusive, o Urbano Bar é excelente opção, caso a sua ideia seja aproveitar uma boa música e explorar a culinária piauiense. Há inclusive apresentações com DJ’s. Mas, se você prefere curtir um forró, o Bendito Boteco é a melhor opção. Cerveja bem gelada e aquelas comidas de boteco não faltam no ambiente. Caso você seja aquela pessoa mais animada, a sugestão é o 309 Bar, que é a mistura certa entre bar e balada, contando com opções de eletrônica e também de rock.

Um dos restaurantes mais clássicos no sentido de comidas típicas, é o Favorito Comidas Típicas. Lá é possível experimentar, por exemplo, a Carne-de-Sol Especial do Chef e o Capote Selvagem ao Molho Pardo.

E quantos dias ficar em Teresina?

Esta pergunta é bem relativa, já que, na verdade, não existe uma regra. Mas, pelo menos cinco dias, seria interessante. Como já citado, há muito o que se fazer no local. Porém, para quem não consegue, é possível sim montar um roteiro menor em três dias. Pois, o que ocorre neste caso é que, as atrações principais são visitadas. Visite e aproveite.

Independente desta quantidade de dias, como dica, deixe o primeiro dia para explorar as áreas verdes e os parques do município. Depois, no segundo dia, a parte cultural de Teresina é visitada, como os museus, teatro e igreja. No terceiro, os espaços para compras e, caso fique mais, os próximos incluirão lugares específicos.

Como, por exemplo, curtir os um pouco mais de sessenta quilômetros de litoral presentes na cidade. Para quem não sabe, inclusive, além do ônibus, Teresina conta com a opção de um metrô para locomoção. O Uber também funciona bem no local. Mas, é claro que, caso consiga alugar um carro para aproveitar melhor os passeios e gastar menos tempo, é uma excelente opção também.

E…

Apesar de tantas dicas dadas, uma delas precisa ser enfatizada. O Encontro dos Rios está entre opções mais visitadas. Porque, como a cidade é cercada pelos rios Parnaíba e Poti, nesta localidade se vê o encontro dos mesmos, que proporciona um visual deslumbrante. Curta. E viva cada momento do passeio.

Quanto à igreja, o motivo para a São Benedito é que ela contempla muita questão histórica relacionada à escravidão do local. Enfim, são opções para ninguém botar defeito. Então, aproveite!

Quanto a sua hospedagem, tente optar por possibilidades mais próximas ao Centro. Assim, isso facilitará completamente a sua organização quanto aos passeios, além de, é claro, fazer também com que você acabe economizando bastante com o deslocamento.

E sobre Vitória do Espírito Santo: o que fazer nesta cidade, que tal ler?

Redatora

Redatora do Guia De Cidades. Entusiasta por fotos e viagens. Sempre de malas feitas, topa qualquer viagem!