Airbnb ou Booking: escolhendo a melhor opção 

0 votes

Alguma vez você já se perguntou sobre as opções Airbnb ou Booking e, entre elas, qual das duas é a melhor? Pois saiba que, chegou o momento de esclarecer todas as questões nesse sentido. E de terminar esta leitura com a opção certa para utilizar, de acordo com as suas necessidades. Isso porque, sabe-se que as duas opções são ótimas. Basta encontrar aquele que melhor se encaixa no que você procura. E o mais importante: além de serem ótimas, são extremamente seguras. Por isso, pode confiar de olhos fechados nas duas.   

Fonte: Pinterest/Reprodução

Para quem prefere uma ideia mais resumida, o Booking é especialista no sentido de encontrar hotéis e pousadas.

Já o Airbnb, tem o seu foco em aluguel de quartos ou casas. O segundo, acaba sendo mais barato e trazendo outras experiências para quem aluga. Por exemplo: imagine que a sua família deseja passar alguns dias na praia. Como são muitas pessoas, alugar uma casa pode ser uma boa ideia e, além de deixar todo mundo mais confortável, permite economia quando o assunto envolve os gastos.  

Outro ponto interessante e que precisa ser considerado, são as diferenças dos dois sites. O Airbnb é considerado mais atrativo quando o assunto é a parte estética. Porém, o problema é que ele tem sido cada vez menos funcional. Como é um site pesado, ele acaba muitas vezes travando computadores, quando estes não são tão potentes assim. Sem contar que, há um mapa com as acomodações no espaço, que acaba muitas vezes não sendo possível entender, pela forma como está exposto.  

Detalhando batalha entre: Airbnb ou Booking  

Ainda quando o assunto são as diferenças entre Airbnb ou Booking, o site do Booking é bem mais inteligente. Os filtros são excelentes, podendo inclusive fazer buscas específicas entre bairros, localizações, preços e tipos de hospedagem, por exemplo. O acesso é bem fácil. Existem também um mapa de hotéis que possibilita ver a localização, mas ele é bem completo e de fácil acesso. Sem contar que, existe ainda uma espécie de itinerário de viagem, que faz com que as reservas sejam organizadas e mostradas através de ordem cronológica de número que elas foram feitas. Ou seja: as possíveis melhores opções ou pelo menos mais em conta, estão disponíveis ali.  

Há ainda, no Booking, outro ponto que chama bastante a atenção: existem programas de fidelidade. Inclusive, que funcionam no sentido de indicações também. Quem é viajante frequente, passa a ser chamado de Genius no espaço e ganha descontos frequentes, que costumam ser de dez por cento. Quanto ao programa de indicações., ele permite ganhar créditos no espaço para ambas as partes: quem indicou e quem foi indicado.  

Mais um ponto negativo para Airbnb: não há programas de fidelidade. Porém, existe de indicações, que permite ter um crédito para a próxima viagem feita por meio do espaço. Sem contar que, no caso do Airbnb tem mais alguns fatores que fazem com que a plataforma perca pontos: as ocorrências policiais em torno do espaço. Já teve mulher assediada, problemas nas acomodações, apartamento que foi alugado e tinha câmeras que filmaram momentos íntimos e divulgaram. Enfim, muitos casos. Principalmente relacionados à malandragem dos anfitriões. Por isso, sempre escolha opções com avaliações bem boas.   

Outros quesitos: preços, cancelamentos, … 

Quando o assunto é Airbnb ou Booking no sentido de preços, taxas, cancelamento grátis, alguns detalhes também precisam ser levados em conta. As políticas de reservas dos dois é diferente e por isso, é preciso entender alguns detalhes. O primeiro deles é prestar atenção especificamente naquele anfitrião. Isso porque, alguns deles aceitam cancelamentos, outros não. E o prejuízo, neste caso, pode acabar sendo de cem por cento.  

Isso vale tanto para os hotéis do Booking, como para as hospedagens do Airbnb. Mas, agora um detalhe: quanto mais tarde você cancelar a reserva, menos chances terá de conseguir recuperar o dinheiro. E isso está bem detalhado nas opções. Apesar de que, muitos hotéis, assim como anfitriões, aceitam cancelamento grátis e são bem tranquilos com relação a isso. O único ponto é que, nem sempre é responsabilidade deles a data de retorno do dinheiro. Muitas vezes isso depende da operadora do cartão. Todavia, costuma ser sempre rápido.  

Agora, um benefício e tanto para o Airbnb: nele, os valores disponíveis na plataforma podem ser negociados. Diferente do Booking, onde é aquele valor e pronto. Claro que, há taxas no Airbnb que são bem altas e fazem muitas pessoas desistirem das reservas, mas, aí, é questão de analisar cada caso para ver o que compensa e o que não. Outro lado positivo do Airbnb é que ele conta com algumas pousadas. Há quem prefira, neste caso, existe a opção. Mas, de qualquer forma, sempre lembre de trocar uma ideia com o anfitrião antes. Pergunte sobre valores, descontos, tudo que for possível.    

Dicas finais 

Fonte: Pinterest/Reprodução

Há muitas pessoas que preferem dicas mais diretas, então, vamos a elas. O Airbnb é a melhor opção quando o assunto são as cidades maiores e os países mais desenvolvidos. Assim como, é a melhor opção para quem fará hospedagens mais longas e estiver em mais pessoas. Porque o Booking é ao contrário: melhor para destinos mais turísticos, independente do país e também, para estadias curtas. Ainda mais caso você viagem sozinho.    

Em alguns casos, as opções do Booking não disponibilizam questões específicas, como poder levar cachorro ou ir em mais pessoas. Por isso que, apesar de as duas opções serem ótimas, quando o assunto é Airbnb ou Booking, é preciso analisar de forma individual.  

Agora, leia sobre Búzios e Angra dos Reis: explorando o Rio de Janeiro.

Redatora

Redatora do Guia De Cidades. Entusiasta por fotos e viagens. Sempre de malas feitas, topa qualquer viagem!