Curitiba: você precisa conhecer esta cidade no Paraná!

0 votes

Você já ouviu falar sobre Curitiba? Provavelmente, a resposta é sim. Isso porque, independente das pessoas já terem ido ou não para a Capital do Paraná, a cidade é muito conhecida e falada por aí. E não é para menos, já que as opções existentes no município são inúmeras quando o assunto são os turistas e possibilidades de atrações para eles fazerem.

Fonte: pixabay/Reprodução

Tanto que, ela é uma ótima opção também pelo fato de que, é possível se organizar para passar um final de semana ou feriado lá e conhecer muita coisa.

Diferente de muitos outros destinos, que exigem mais tempo na cidade. Inclusive, há diversos pontos turísticos que você pode e deve explorar que não possuem custos, o que é ainda melhor. Por isso que, para quem está com o orçamento um pouco mais apertado, com certeza a cidade é uma opção excelente.

Mas, agora uma dica. Apesar de a cidade contar com muitos lugares bem verdes e agradáveis, o tempo no local nem sempre é estável. Pois, frio e chuva costumam ser a dupla perfeita da cidade. Por isso, não deixe de colocar algumas blusas mais quentes em sua mala. Curitiba pode surpreender.

Lugares que você precisa ir em Curitiba

Uma das coisas que você deve fazer é percorrer o Centro Histórico de Curitiba. Isso porque, nele, é possível compreender muito sobre o lugar. Inclusive, foi ali que ela nasceu, antes sendo apenas a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Com relação ao Centro Histórico, há alguns lugares que você não deve deixar de ver, como a Casa Vermelha, a Casa Romário Martins e o Solar do Barão. Assim, para quem adora uma igreja, visitar a da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas e a Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, são boas opções. E, claro, um lugar que não poderia ficar de fora é o Largo da Ordem, que é considerado o ponto principal do Centro Histórico. Todas as visitas citadas acontecem sem custos.

Já para quem curte uma pegada de passeio mais cultural, uma boa indicação é de visita ao Museu Oscar Niemeyer. O espaço é dedicado inteiramente à arte e também é conhecido por muitos como o Museu do Olho. Neste caso, nas quartas-feiras, a entrada é gratuita, entre 10h e 18h e nos outros dias, tem um custo de R$20,00.

Os parques da cidade

Em Curitiba, os parques também são bem conhecidos como opções de passeios. Tanto que, não só os turistas, mas muitos moradores acabam aproveitando estas opções. Para se ter uma ideia, há mais de trinta opções em parques e esse é o motivo do lugar ser conhecido como cidade verde.

O Jardim Botânico é um dos mais conhecidos e tudo o que for dito sobre ele é pouco perto de sua beleza. Tanto que, ele é uma espécie de cartão-postal do lugar. E a cúpula de vidro existente no local e todo o seu charme nos explicam facilmente o motivo para isso. Muitas pessoas que visitam o local chegam a passar o dia todo nele. Fazendo um piquenique, por exemplo e/ou vendo o entardecer.

Há outras opções de parque? Com certeza, mas, este, precisa estar em sua lista de visitas.

O Parque Barigui também é bem famoso. Assim, lá, as pessoas costumam ficar à beira do lago e curtir os dias dos finais de semana acompanhadas dos amigos e familiares. Já no Parque Tanguá, a tradição é assistir ao entardecer.

E outras atrações? Quais são?

Fonte: Curitiba/Reprodução

Uma delas é a visita ao Mercado Municipal de Curitiba. Não há como não se encantar pela culinária local presente lá. Inclusive, querendo lá, de tudo um pouco para casa. Mas, caso as pessoas queiram, também é possível aproveitar e desfrutar de tudo na hora, no próprio local. E, apesar de a entrada ser gratuita, com certeza você gastará um pouco ou muito lá. Dependendo do quanto você gostar de quitutes.

Quanto a Ópera de Arame, você provavelmente já ouviu falar. Muitos espetáculos acontecem no lugar, que é belíssimo. Tanto que, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, os dois fazem uma bela dupla no sentido cultural curitibano.

E, por falar em visual belo, a Rua das Flores deve estar na sua lista de visita caso você curta a ideia de caminhada. Para se ter uma ideia, ela foi a primeira avenida do Brasil inteiro que foi destinada exclusivamente para pedestres. O espaço é bastante movimentado e conta com muitas opções em restaurantes e também para compras.

Quantos às diversas opções em museus, mais uma é o Museu Paranaense. Pois, para se ter uma ideia, são mais de quatrocentos mil itens expostos no local. Que também conta com entrada gratuita.

Mas, sem dúvida, aquele mais marcante é o Museu do Holocausto. Uma visita guiada ao local é simplesmente sensacional. Mas, as visitas costumam ser limitadas e esgotar rapidamente. Porque, no espaço, é possível inclusive ouvir áudios de relatos de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial.

Vai ficar mais dias em Curitiba?

Para os turistas que quiserem passar mais dias em Curitiba, sim, há mais atrações disponíveis. Mas, as atrações noturnas e também diurnas envolvendo bares e restaurantes, também não são poucas.

Em Curitiba é possível, por exemplo, tomar muitos cafés e curtir muitas cervejas. Inclusive, artesanais. O pão com bolinho também é bem característico do local. Mas, independente do que você optar por comer ou beber, com certeza vai conseguir aproveitar muito bem os espaços gastronômicos do lugar, já que, não são poucos.

Inclusive, uma dica especial: conheça o Bairro de Santa Felicidade. Com certeza não se arrependerá com relação a isso. Lá é impossível sair sem estar com uns quilos a mais. Pois, é uma perdição. E, sem contar o charme presente na decoração do lugar.

E agora, que tal ler sobre Rio Branco, no Acre: conheça as belezas deste lugar mágico!

Redatora

Redatora do Guia De Cidades. Entusiasta por fotos e viagens. Sempre de malas feitas, topa qualquer viagem!