Alguma vez você já foi ou pensou em ir a Manaus? Esta pergunta precisa ser feita porque, sim, é uma região incrível em muitos sentidos e ser explorada com certeza é uma boa ideia. A cidade é capital do Amazonas, que, como você já deve saber, é o maior estado do Brasil. Mas, não é só a extensão que chama a atenção e sim, muito mais que isso. Um dos pontos mais relevantes é a fona e flora do local. Então, com certeza a natureza é uma das coisas que faz os turistas se apaixonarem. Só que, há muito mais do que isso.
O turismo de Manaus é cada vez maior, devido aos inúmeros turistas que procuram o local, que sim, tem se desenvolvido bastante.
Além disso, a parte de aventuras ecológicas também é bem ampla. Claro, com passeios turísticos profissionais também para quem prefere.
Outro destaque envolve a gastronomia do local, uma vez que, a culinária amazonense conserva culturas indígenas. Peixes, frutos do mar, farinha e frutas são bem comuns. Todavia, no local, os temperos são um tanto exóticos. Vale experimentar.
Caso a sua pergunta seja quando ir a Manaus, é relevante pensar nas estações, que são duas e bem definidas. Uma é de chuva e outra, de seca. Com certeza, se um dia pensar em visitar mais vezes o local, opte por variar a estação escolhida. Assim, conhecerá Manaus nas suas duas formas, que sim, são bem diferentes uma da outra.
Optando pela seca ou pela chuva em Manaus
Para quem pensa em optar pela seca, o ideal é a ida entre os meses de setembro e fevereiro. Isso porque, é uma época em que o nível das águas do rio fica mais baixo, assim formando várias praias naturais. Inclusive, setembro é o mês mais quente da região, então, se esta for a escolha, se hidrate bem e passe muito protetor solar.
Entre março e agosto é a melhor época para quem optar pelo período chuvoso. Como chove bastante, o nível do rio aumenta. Quanto? Cerca de quinze metros. Então, se formam os igapós e também igarapés.
Como já citado, a cidade vai ganhando outra forma com a nova estação em questão. Tanto que, as construções da cidade já são feitas desta forma, com este pensamento, uma vez que, elas precisam sempre se adaptar às mudanças.
Para chegar a Manaus, uma questão relevante é que, a sua carteirinha de vacinação precisa estar em dia. Principalmente no sentido da vacina de febre amarela. Por isso, alguns dias antes de viajar, averigue se você está vacinado e, caso não esteja, tome a vacina.
O que não pode ser deixado de visitar?
Há inúmeros lugares relevantes na cidade. Entre eles, teatros, igrejas, prédios históricos e parques.
Em Manaus, uma boa pedida é começar conhecendo o Centro Histórico da cidade. A sua localização, segundo os moradores de lá, é no coração da cidade. E sem dúvidas, suas cores bem vibrantes, assim como a arquitetura de modo geral, lhe chamarão a atenção. É impossível ser diferente disso. Para se ter uma ideia, há casas mais antigas, assim como prédio, do século XIX. Sim, também existem os mais atuais, então, já se pode imaginar o belo contraste. Inclusive, há um calçadão muito próximo ao de Copacabana, só que o objetivo dele é outro: retratar o encontro entre o Rio Solimões e o Rio Negro.
Outro destaque é que este Centro Histórico se localiza bem próximo ao porto, local em que as embarcações para cidades do Norte saem. Se você for no final de semana para Manaus, passe no local domingo de manhã. Há feira de artesanato e também de gastronomia.
Para quem adora um mercado municipal, sim, Manaus conta com um. É o chamado Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que foi construído em 1880. Bem tradicional, ele conta com diversas barracas que fazem a comercialização de produtos bem específicos, como quitutes gastronômicos, plantas e sementes. Na região, há o famosos x-Caboclinho. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, entre 6h e 18h. Nos domingos, abre de 6h até meio dia.
Para quem adora uma atração cultural…
O Teatro Amazonas é uma opção de visita para quem gosta de uma ideia mais cultural. Pelo nome que carrega, já dá para imaginar que, além de ser o maior, também é o mais imponente de Manaus. Por isso, acaba chamando bastante a atenção de todos os turistas. Foi construído em 1896 e tem sua cúpula feita toda de cerâmicas que são esmaltadas e possuem ladrilhos que, impressionam por lembrarem escames de peixe, especificamente o pirarucu. No interior do teatro, é possível acompanhar painéis que são pintados à mão, além de diversas peças bem atrativas. Mas, agora, fica uma dica: é possível fazer uma visita guiada ao local e sim, é o mais recomendado. Assim nenhum detalhe da história do local se perde.
- O valor fica em torno de vinte reais e o passeio dura uma hora.
- Não esqueça também de ficar de olho na agenda do local, já que, há programação cultural de terça a domingo, normalmente.
Para complementar a parte cultura, o Museu do Seringal também precisa ser citado. Porém, ele não fica bem na cidade e sim, a vinte e cinco minutos dela, na zona rural. Como é um dos passeios mais legais que podem ser feitos em Manaus, vale a ida até ele. Só que, é necessário pegar um barco no porto, para que se chegue lá. Também é um passeio guiado e toda a história do seringal e da exploração de látex é contada em meio a ele. O Museu da Amazônia é outra opção. Muitas pessoas o conhecem também por MUSA.
Mais opções em Manaus
É impossível citar todas elas, mas, vale a lembrança do Parque Ecológico do Lago Janauari, Zoológico do CIGS, além da visita a Praia da Lua e de Ponte Negra. Ver o encontro das águas do Rio Negro e Solimões também é excelente ideia. Assim como, navegar pela Floresta Inundada, nadar com os botos e visitar uma tribo indígena. Percebeu que, opções não faltam, não é mesmo?
Agora, caso a sua ideia for saber mais sobre outros destinos, fica a dica: Macapá: conheça e se surpreenda com a cidade!