Quando o assunto é o Rio Grande do Sul, logo vem em mente duas cidades do estado: Porto Alegre e Gramado. Você já as conhece? Ou pelo menos uma delas? Pois saiba que, deveria. Isso porque, há muito o que se fazer e aproveitar nestes municípios. Já para começar, um dos motivos para isso, se encontra no fato de Porto Alegre ser uma metrópole e, por este motivo, poucos dias no local não serem suficientes para conhecer e explorar tudo o que ele tem a oferecer.
Mas, caso o seu tempo seja curto, saiba que, um passeio de um final de semana, permite que o básico da capital do Rio Grande do Sul consiga ser explorado.
Como Gramado fica só a cento e cinco quilômetros de Porto Alegre, caso a pessoa tenha mais dias, ela pode unir um passeio ao outro.
Conhecendo Porto Alegre
Porto Alegre é uma cidade muito bem cuidada. Isso faz com que, seus parques sejam muito atrativos, assim como, a noite no lugar muito divertida. Mas, existem algumas coisas específicas que, todas as pessoas que vão até Porto Alegre deveriam fazer. Entre elas, ver o pôr do sol no Centro Cultural Usina do Gasômetro, explorar o centro histórico do local, passar pela escadaria 24 de maio e tirar aquela foto e conhecer a casa de cultura Mário Quintana.
Além disso, você também pode aproveitar a noite na Cidade Baixa, ir à feira Brique da Redenção, visitar a Rua Mais Bonita do Mundo e conversar com muitos tricolores e colorados sobre a paixão pelo futebol que os mesmos possuem.
Sem contar que, curtir a noite na Cidade Baixa também precisa estar entre as suas opções do que fazer em POA. O espaço já fica ao lado do Centro Histórico de Porto Alegre e conta com uma vizinhança para lá de descolada. Bares não faltam e baladas para continuar a noite, também não.
Aproveitando POA
Para se ter uma ideia, comparando o lugar com São Paulo, é uma mistura de Vila Madalena com Rua Augusta. Há desde lugares mais sofisticados, a espaços em que as pessoas param nas calçadas para beber. Inclusive, é muito comum em Porto Alegre existirem alguns espaços que são espécie de happy-hour’s, em que as pessoas podem beber chopp por três horas e pagam por isso um valor de vinte e cinco reais. Sim, até parece mentira de tão bom, mas não é.
Caso você queira alguns nomes quando o assunto são bares, coloque em sua lista o Kiosque Brasil, Limas Bar, Locals Only e Venezianos Pub. Com certeza não se arrependerá.
Porém, para quem não abre mais de algo mais luxuoso, elegante, há também uma boa opção, que fica no bairro Moinhos de Vento. Lá, há muitos bares e eles são bem requintados.
Mais sobre a Feira Brique da Redenção em Porto Alegre
Esta é uma opção bem tradicional em Porto Alegre e conta com antiguidades. Ela fica ao lado do Parque Farroupilha e funciona todos os domingos, entre 9h e 17h. Há muitas barraquinhas no local e tudo é comercializado. Desde artesanato, até plantas e brinquedos, por exemplo. E, como o Parque Farroupilha fica ao lado, porque não complementar o passeio passeando nele?
Já percebeu que opções de passeios não faltam em Porto Alegre, não é mesmo? Porque, agora, veremos mais sobre visitar Gramado!
Conhecendo Gramado
No caso de Gramado, mais uma vez a quantidade de dias depende do seu tempo e planejamento. Há muitas coisas para se fazer na cidade, por isso, um final de semana é pouco, com certeza.
Quanto a melhor época, depende muito do seu objetivo. Por exemplo> entre outubro e janeiro, ocorre o Natal Luz e o espaço fica fantástico, com atrações bem interessantes. Mas, há quem prefira ir para lá no frio e aproveitar o romantismo que a temperatura proporciona ao local.
Mas, há atrativos o ano todo na cidade. Quer ver? Em agosto, ocorre o Festival de Cinema de Gramado e em setembro, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. Inclusive, este último dá um show e tanto quando o assunto são degustações e a parte cultural. No inverno, também há muitas atrações em meio a Estação Gramado.
Dicas em Gramado
Caso você não vá de carro, alugar um é uma boa ideia. Isso permitirá que você aproveite melhor a cidade e otimize o seu tempo. Inclusive, diferente de muitos outros lugares, em Gramado, andar de carro é bem agradável.
Para quem tem pensado onde ficar, opções não faltam: desde as mais simples, até aquelas bem sofisticadas. Tudo dependerá do quanto você deseja investir. Bem no Centro de Gramado, uma indicação é o Hotel Wood. Mas, atenção para a sua reserva antecipada, já que, em alguns períodos, tudo está simplesmente lotado. Ainda mais em épocas de natal luz.
Para quem prefere ficar em Canela, cidade a trinta minutos de Gramado, também há muitas excelentes opções. Viu, é tudo perto. Porto Alegre, Gramado, Canela.
O que fazer em Gramado?
Há muito o que se fazer lá, como já dito. Uma das opções é aproveitar muito os pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz de São Pedro, por exemplo. O melhor é que tudo na região é acessível e com uma caminhada, diversos pontos turísticos passam a ser conhecidos. Entre eles, a Rua Coberta, a Praça do Amor Eterno, a Rua Torta, a Praça das Etnias e o Palácio dos Festivais. E pode ficar bem tranquilo(a), pois Gramado é uma cidade extremamente segura. Mesmo sem semáforos, o pedestre sempre tem prioridade.
Um lugar que você também não pode deixar de conhecer é o Mini Mundo. Tanto que, ele é um dos locais mais visitados em Gramado. Todo mundo que visita o espaço volta a ser criança. Há miniaturas de vários lugares do mundo.
O Lago Negro também é uma opção deslumbrante. Pense um lugar lindo. E com uma história magnífica a ser contada.
Outro local que precisa ser citado é a Catedral de Pedra de Canela e o Parque Estadual do Caracol. Inclusive, lojas e também fábricas de chocolate não faltam em volta do local. Mas, se possível, pare em algum lugar que ofereça café colonial. Com certeza não se arrependerá.
E, se gostar de frio, vá ainda no Snowland. Pois, o parque é o único no Brasil quando o assunto é neve e vale cada centavo. Principalmente para quem nunca viu neve ou não esquiou.
Então, saiba que, você vai amar tanto Porto Alegre, como Natal.
E agora, leia mais sobre Salvador: descubra o que fazer nesta linda cidade da Bahia!